Rede Lusófona de Microbiologia lança site oficial

Encontra-se disponível, desde o passado dia 1 de setembro, o site oficial da Rede Lusófona de Microbiologia – constituída por iniciativa da UCCCB – Coleção de Culturas de Bactérias da Universidade de Coimbra, com o apoio da Divisão de Relações Internacionais da UC e da UC Business – Divisão de Transferência de Tecnologia da UC.

A Rede estabelece ligações institucionais de coleções de cultura, laboratórios e centros de investigação de países e regiões de língua oficial portuguesa. Atualmente, são dez as instituições que a constituem, presentes, até à data, em Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e na Região Administrativa Especial de Macau (República Popular da China). O trabalho desenvolvido pela Rede Lusófona de Microbiologia apresenta como principais objetivos o desenvolvimento de investigação e o apoio à formação e serviço técnico nos domínios do estudo, preservação e bioprospeção de recursos microbiológicos – nomeadamente, promover o desenvolvimento de coleções de cultura de microrganismos e a formação através da colaboração com laboratórios e centros de investigação com forte ligação ao estudo da biodiversidade microbiana.

O site (https://redelusofonamicrobiologia.wordpress.com/) dá a conhecer todo o trabalho das instituições da Rede, no âmbito dos serviços prestados, projetos realizados e investigação desenvolvida nas áreas da Microbiologia e Biotecnologia. Além da UC, as instituições fundadoras e signatárias do Acordo de Cooperação da Rede Lusófona de Microbiologia, assinado a 30 de novembro de 2023, são: Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau; Universidade de Cabo Verde; Universidade Eduardo Mondlane; Universidade Rovuma; Universidade Politécnica [Moçambique]; Universidade Agostinho Neto [Angola]; Universidade de São Paulo; Universidade do Estado de Santa Catarina; e Embrapa Agrobiologia – Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia [Brasil]. Encontra-se também, em processo de adesão, a Universidade Federal do Rio de Janeiro [Brasil].