Formalização da Rede Lusófona de Microbiologia

No passado dia 30 de novembro de 2023 foi formalmente constituída a Rede Lusófona de Microbiologia que congrega instituições de Países e Regiões de Língua Oficial Portuguesa dedicadas à ciência e à tecnologia em microbiologia. Esta Rede é uma iniciativa da UCCCB – Coleção de Culturas de Bactérias da Universidade de Coimbra com o apoio da Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra e da UC Business – Divisão de Transferência de Tecnologia da Universidade de Coimbra. O dia foi marcado por uma sessão solene na Sala do Senado da Universidade de Coimbra com presença do Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, do Reitor da Universidade Rovuma, Mário Jorge Caetano Brito dos Santos, do Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, Jahit Sacarlal, do líder do Astrobiology Group of State Key Lab of Lunar and Planetary Sciences da Macau University of Science and Technology, André Antunes, do Diretor do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Miguel Pardal, e da Diretora da UCCCB, Paula Morais. Seguiu-se durante a tarde a Primeira Conferência Técnica da Rede Lusófona de Microbiologia subordinado ao tema “O papel da microbiologia na construção do universo lusófono”.

“Quando falamos de microbiologia temos que falar no papel central que os microrganismos têm hoje no desenvolvimento da nossa sociedade, e sobretudo na sua contribuição para nos ajudarem a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Os microrganismos podem ajudar a salvar o mundo? A questão é mesmo esta. Os microrganismos não conhecem fronteiras e são adeptos da adaptação, sobrevivência e prosperidade em ambientes extremos e em constante mudança. A Rede Lusófona de Microbiologia fará a diferença ao abrir espaço à discussão e à coordenação entre cientistas dos vários pontos do mundo que falam português. Disponibiliza formação em técnicas moleculares e capacita para a reestruturação das coleções de culturas microbianas de modo a promovê-las como suporte para instituições oficiais de saúde e do meio ambiente dos seus países”, descreve Paula Morais, coordenadora da Rede para os próximos 5 anos.

Fazem parte da Rede Lusófona de Microbiologia as seguintes instituições:

Universidade de Coimbra [Portugal];

Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau [Macau-China];

Universidade de Cabo Verde [Cabo Verde];

Universidade Eduardo Mondlane [Moçambique];

Universidade Rovuma [Moçambique];

Universidade Politécnica [Moçambique];

Universidade Agostinho Neto [Angola];

Universidade de São Paulo [Brasil];

Universidade do Estado de Santa Catarina [Brasil];

Embrapa Agrobiologia – Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia [Brasil].