Colaboração entre a UCCCB e a Dynasys permite o desenvolvimento do armário de desinfeção NovirBox

A Coleção de Culturas de Bactérias da Universidade de Coimbra (UCCCB) e a Dynasys, empresa de engenharia eletrónica e telecomunicações sediada em Setúbal, uniram esforços e conhecimentos para desenvolver uma solução de desinfeção inovadora, o NovirBox. O NovirBox é um armário que recorre à nebulização ultrassónica do desinfetante VIRCOV BAC 360 da Inokem para a desinfeção de tecidos, roupas e calçado. Graças à tecnologia de nebulização ultrassónica do NovirBox é possível gerar um aerossol do desinfetante com gotículas extremamente pequenas, o que permite que o desinfetante penetre nos poros dos tecidos da roupa e que chegue a todas as zonas do calçado. O NovirBox é assim um sistema de desinfeção automático, rápido, fácil de usar, que funciona à temperatura ambiente, e que não molha os tecidos ou o calçado. Este sistema pode tornar-se crucial na prevenção da disseminação de infeções em lojas de roupa e calçado nas quais os itens são amplamente manipulados, mas também em espaços como hospitais, ginásios, escolas, indústrias, entre outros.

A UCCCB, tirando partido da sua basta coleção de microrganismos, testou a eficácia do desinfetante e de todos os protótipos do NovirBox contra uma ampla gama de microrganismos. Os serviços da UCCCB testaram assim a eliminação de esporos bacterianos, de vírus, e de bactérias Gram-negativas e Gram-positivas. Os ensaios realizados na UCCCB incluíram a testagem dos protótipos do NovirBox na desinfeção de tecidos, de uma toalha dobrada, e de calçado. Os resultados deste trabalho foram publicados na revista International Journal of Environmental Research and Public Health e podem ser acedidos aqui. Esta colaboração da UCCCB com a Dynasys representa um bom exemplo da sua missão de estar próxima da comunidade e de contribuir para o desenvolvimento tecnológico da indústria.